Os próximos Intel Atom poderão vir com GPU integrada

intel_atom_logoNovidades quentes que vem da mão da Intel, e é claro referem-se a microprocessadores. Os próximos Intel Atom poderão trazer um processador gráfico integrado, se bem que a informação não provem de fontes oficiais e nem tem uma data exata de lançamento.

O que implica um processador gráfico integrado em uma CPU do tipo Atom? Basicamente, se conseguirá reduzir o consumo total e final do conjunto, que se já é baixo poderá ficar irrisório. Se olharmos do lado do rendimento não devemos obter grandes diferenças, mas esta é a evolução natural destas tecnologias. Não podemos esquecer que não seria simplesmente um Atom atual com uma GPU integrada, senão a evolução de um Atom atual com uma GPU básica integrada.

Apenas conhece-se informações sobre qual será a GPU integrada, embora o ideal seria a implementação de um Intel da nova Série 5, cuja chegada está prevista para 2010. No entanto, é mais provável que a Intel prefira integrar em sua série 4, menos potente mas mais estudadas e trabalhadas que a série 5.

O nome em código que é dado a estes Intel Atom com GPU integrada é PineTrail-D, e prevê-se que sejam apresentados os primeiros modelos mononúcleo em finais de 2009. Já para 2010 chegariam as versões de núcleo duplo, supostamente com maior potência em todos os aspectos.

Não podemos esquecer que a concorrência também está movendo-se nesta área. Por um lado a AMD e a Fusion, e por outro o NVidia Ion. São duas tecnologias que se mostram muito interessantes para determinadas tarefas domésticas, mas ainda necessitam de alguns meses, quem sabe anos, para chegar ao mercado.

Via Xataka

Deixe um comentário