Toshiba lançará em breve seus SSD de 512 GB

A companhia japonesa assegura que em breve oferecerá unidades de estado sólido (SSD) de 512 GB, para que os primeiros portáteis, entre outros dispositivos, estejam disponíveis em meados ou final de 2009.

155719-512ssd-sb-toshiba_350

As capacidades de armazenamento dos SSD estão dobrando a cada poucos meses, mas esta unidade de 512 GB da Toshiba é a que tem a maior capacidade conhecida até o momento para os portáteis, especialmente para os de consumo. A maioria dos fabricantes de PC oferecem SSD de 128 GB em seus equipamentos e recentemente a Samsung anunciava a produção em massa das unidades de 256 GB, que estarão disponíveis nos próximos meses.

Os SSD guardam os dados em chips de memória flash e são vistos como alternativa aos discos rígidos. Os SSD consomem menos energia e não tem partes móveis, o que os convertem em uma ótima opção de armazenamento para os portáteis em substituição aos discos rígidos, já que estes guardam a informação em pratos magnéticos. Entretanto, os SSD tem menor capacidade de armazenamento e são mais caros que os discos rígidos.

A nova unidade anunciada pela Toshiba terá um formato de 2,5 polegadas e está dirigida a sua utilização em portáteis, desktops e sistemas de entretenimento doméstico, segundo a própria Toshiba. Sua velocidade de leitura será de 240 Mbps e a de escrita a 200 Mbps. Espera-se que as primeiras unidades estejam disponíveis no primeiro trimestre de 2009, para entrar em fase de produção massiva no segundo trimestre.

Via Macworld España

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s