Ubuntu desenvolverá uma versão para procesadores ARM

Ubuntu dispõe de uma interface gráfica, Netbook Reix, especialmente desenhada para ultraportáteis, que permite trabalhar de uma forma mais cômoda em telas de pequeno tamanho e resolução menor que a habitual.

ubuntu-netbook-remix2

Mas Ubuntu está focado para seu uso sobre plataformas da Intel, e no caso de ultraportáteis falamos, sobretudo, dos processadores Atom. Mas ao poder usar outro tipo de processadores permitirá criar portáteis com um menor consumo de energia e, inclusive, mais baratos. Daí o anuncio de que o Ubuntu irá dispor de uma distribuição para processadores ARM.

Dispor de uma distribuição completa funcionando assim implica que para o usuário é praticamente transparente sobre qual plataforma esteja trabalhando. Os mesmos programas e interface estariam disponíveis tanto para plataformas Intel como para ARM. Talvez então se consiga o que nos prometeram há muito tempo: um ultraportátil de 200 dólares.

A distribuição Ubuntu Desktop Linux será portada para funcionar sobre a arquitetura ARMv7 e se espera que esteja disponível a partir de abril do próximo ano.

Se é para pedir, um dos pontos que gostaríamos que trabalhassem é em conseguir acelerar o boot do sistema, um dos aspectos importantes em dispositivos que se usam, principalmente, para o acesso pontual a Internet. 

Via Genbeta

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s