AMD Opteron, agora com 45 nanometros

AMD apresentou os novos processadores Opteron fabricados com 45 nanometros. Lembramos que os Opteron são os microprocessadores da AMD para estações de trabalho e servidores.

amd_opteron_quadcore_shanghai

O novo processo de fabricação em 45 nanometros implica que, além de equiparar-se a grande maioria dos processadores Intel, ganha-se um rendimento extra em relação a geração anterior de processadores da própria AMD. Segundo eles mesmos, estes novos AMD Opteron Shanghai são até 35% mais efetivos que a geração anterior de Opteron, os denominados Barcelona que foram lançados algo mais de um ano.

Os AMD Opteron ‘Shanghai’ são processadores de quatro núcleos dos quais ainda não foram dados as especificações técnicas mais concretas, embora tenha se confirmado que andam na faixa entre os 2,3 e 2,7 GHz. Segundo a AMD foi melhorado o rendimento destes processadores em tarefas de virtualização, e que teve um conjunto de evoluções na forma de compatibilidade com componentes da nova geração: caches maiores, maiores frequências dos núcleos e um menor consumo final, 75 watts.

amd_opteron_quadcore_shanghai_oblea

Estes novos Opteron de 45 nanometros já estão disponíveis no mercado, embora os preços não tenham sido revelados ainda. Em relação ao futuro, a AMD pretente lançar novos modelos destes processadores no primeiro trimestre de 2009, e serão os AMD Opteron Quad-Core HE e SE, com um consumo de 55 e 105 watts respectivamente. Pelo que parece, o HE será uma boa opção para ter um servidor de baixo/médio consumo e com bom rendimento, enquanto que o SE poderá ser tudo ao contrário: o Opteron 45 nm mais potente com um consumo muito alto, indicado para empresas cuja carga de trabalho sobre os servidores seja mais alta do que o comum.

Via Xataka

Anúncios

Sobre Marcus Aragão

Um apaixonado por tecnologia - Qualquer coisa que tenha processador e memória chama a minha atenção, isto vem da minha curiosidade em saber como as coisas funcionam e, principalmente, a vontade de aprender como fazê-las funcionar.
Esse post foi publicado em Hardware, Novos Produtos e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para AMD Opteron, agora com 45 nanometros

  1. Esses Novos Processadores opteron vieram Pra competir Com os Corei7 Da intel e concerteza a AMD vai levar a melhor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s