Drag & Dropzones: realizando ações ao arrastrar texto/imagens no Firefox

O mundo das extensões do Firefox é infinito ou, ao menos, ilimitado. Se estamos atentos aos movimentos de Mozilla Addons descubriremos algo interessante praticamente todos os dias. Hoje falaremos de Drag & DropZones, uma extensão que nos permite lançar ações simplesmente ao arrastar um pedaço de texto ou uma imagem de uma página web.

Seu funcionamento é simples: ao arrastar um elemento surge uma interface semitransparente onde estão todas as ações disponíveis. Cada uma dessas ações dispõe de um “quadrado” e, se soltamos a seleção nesta área, a ação será executada com esse texto/imagem como argumento. Por padrão, é incluído todos os motores de dicionários que tenhamos instalados, mas podemos ampliá-los com novos dicionários ou com qualquer ação do menu contextual (copiar a url de uma imagem, enviá-la por correio eletrônico, guardá-la, etc…).

Estas últimas ações são muito interessantes porque inclusive podemos integrar outras extensões, como enviar um link a Delicious ou comentar um texto em um post do WordPress. Além disso, o “quadrado” é personalizável e pode-se escolher entre diferentes tamanhos, dependendo do número de ações que queiramos ter disponível. Também pode-se modificar sua cor, nível de transparência e o tempo que desejamos esperar até que surja o menu.

De início me surpreendi com a idéia, mas depois de experimentá-la reconheço que está implementada de uma maneira excelente. Em muitas ocasiões é bastante interessante as alternativas, já que é mais rápido arrastar do que usar o motor de buscas ou buscar a opção correta no menu contextual.

Está disponível para todas as versões do Firefox a partir da 2 em diante, para todas as plataformas e está traduzida em nove idiomas, entre eles o português. Não trata-se de um extensão experimental, já está estável. Estaremos atentos ao seu desenvolvimento, Drag & DropZones tem um aspecto impecável para ter menos de um mês de vida.

Via Genbeta

Anúncios

Sobre Marcus Aragão

Um apaixonado por tecnologia - Qualquer coisa que tenha processador e memória chama a minha atenção, isto vem da minha curiosidade em saber como as coisas funcionam e, principalmente, a vontade de aprender como fazê-las funcionar.
Esse post foi publicado em Firefox e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s