Windows Live Messenger 9 Milestone 2

Já estão aparecendo as primeiras capturas de telas do que será o marco 2 do Windows Live Messenger 9, a qual, ao contrário do que se presumia, não só vem com melhorias no rendimento e estabilidade, mas também está carregada de  novas funcionalidades com relação ao marco 1 (entretanto com mais funcionalidades).

Em primeiro lugar, nós temos o novíssimo News Feed do Windows Live Messenger (chamado “What’s New“), que nos mostrará as ações recentes de nossos contatos nos serviços do Windows Live e também no Zune Social. Veremos as mudanças de mensagens curtas de outras pessoas (tipo Twitter), a música que tenham escutado recentemente, os arquivos que tenham subido ao SkyDrive, etc. Além disso, poderemos ver um News Feed específico para as pessoas com quem estamos conversando. O mais provável é que se dê a opção de ocultar tanto a barra What’s New, como o News Feed das janelas de conversação, assim como também de filtrar a informação que apareça nestes lugares.

A característica do News Feed é também uma assinatura do que veremos nas atualizações de outros serviços do Windows Live, um maior foco nos perfis de usuário e nos aspectos de rede social (News Feed, compartilhamento de fotos, lifestreaming, etc.)

Neste novo beta do Windows Live Messenger além de encontrarmos uma interface mais simples do que havíamos visto até agora, ja que, para a alegria de muitos usuários, eliminou-se a barra de acessos diretos a Spaces, as pastas compartilhadas, chamadas de VoIP, etc. (só se conserva o botão para acessar ao correio). Também desaparece a caixa de buscas do Live Search, que se funde com a caixa de buscas de contatos (a partir dela poderemos acessar ambas as funcionalidades).

A publicidade/funcionalidades em forma de “tabs” agora é menos invasiva, mostrando-se na parte inferior da janela e ocupando menos espaço. Também desaparecem os clássicos Buddies, substituídos por simples círculos ao estilo Google Talk ou Yahoo Messenger, que nos indicam o estado de nossos contatos de acordo com a cor (laranja para “Volto mais tarde”, vermelho para “Não disponível” e verde para “Disponível”). No caso dos contatos favoritos e as janelas de conversação, a cor estará na borda dos avatares.

 

Destacamos a incorporação das cenas, que não são mais do que imagens com as quais podemos dar ao cabeçalho do Messenger um toque adicional de personalização. O interessante desta função é que quando selecionamos um desenho para WLM9, este também se aplicará ao cabeçalho dos serviços web do Windows Live (Hotmail, SkyDrive, Calendar, etc). Desta maneira se busca obter maior coerência entre o que são aplicações desktop e os serviços baseados na web, tratando que pareçam “uma mesma coisa” aos olhos do usuário.

Por último vemos que a característica do PhotoSharing estará integrada com a Galeria de Fotos do Windows Live. Isto quer dizer que poderemos acessar as fotos que nossos contatos compartilham conosco a partir desta aplicação, podendo ver as imagens em tela cheia, e até recorrer aos slideshows avançados do Windows Vista sem ter que baixar os arquivos para o nosso computador (é isto que diferencia o PhotoSharing das pastas compartilhadas).

 

 

A tudo isso se soma a considerável quantidade de novidades que já conhecemos: PhotoSharing, janelas de conversação com efeitos WPF, possibilidade de iniciar sessão a partir de vários lugares, contatos favoritos, integração com Windows Live Groups, avatares animados, etc, etc. Tudo com uma interface muito mais limpa e simples de usar.

Como já havíamos mencionado, segundo alguns rumores a Microsoft planeja lançar um beta público do Windows Live Messenger em 9 de setembro, ao que parece com intenções um tanto malígnas (vai concorrer com o evento da Apple!).

Via Genbeta

Anúncios

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s