Pílula RFID para medir a temperatura

Até agora as pílulas mais tecnológicas que eu conhecia eram as do Neo, a vermelha ou a azul em Matrix, mas cientistas da Universidade holandesa de Radboud conseguiram superá-las amplamente. Realizaram uma experiência no qual vários corredores voluntários teriam sua temperatura corporal monitorizadas através da ingestão de uma pílula com radiofrequência RFID.

A Maratona de Nijmegen, que começou sendo um exercício militar, começou em meados do mês de julho e seus participantes correram entre 30 e 50 quilômetros a cada dia. Atualmente participam deste evento cerca de 40.000 pessoas, mas devido aos falecimentos em 2006 e quase 70 pessoas atendidas por esgotamento e excesso de calor, começou-se a pensar em alguma forma de controlar a saúde dos corredores. A resposta foi a criação de um sistema que combina um sensor de calor em forma de pílula e um celular com GPS e Bluetooth.

Os voluntários ingerem estas tecno-pílulas que enviam a cada dez segundos a temperatura interna do corpo ao celular através do Bluetooth. Esta informação e as coordenadas GPS do corredor são enviadas de forma automática pelo celular até o centro de controle, onde um programa leva em conta a altura, peso e idade do desportista para alertar à equipe de médicos caso seja necessário. Desta maneira pode-se detectar variações de meio grau na temperatura, alertar, por exemplo, a um corredor com risco de desidratação através de uma ligação ou SMS, ou enviar uma ambulância ao local necessário mesmo antes de ser solicitada.

Creio que estes avanços são os que convertem os celulares em “telefones inteligentes”, quando se aproveitam as características nas quais superam os computadores. Quem sabe daqui a alguns anos estas pílulas RFID poderão servir para muitos outros usos: tele-diagnóstico, medicação monitorizada, etc… podem ser realidade muito em breve.

Via | RFID Update

Mais informações | HQ Inc

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s