Mais informações sobre o Windows Live Messenger 9

Acabam de aparecer novas capturas de telas do beta mais recente do Windows Live Messenger 9, cliente de mensageria do que já havíamos adiantado anteriormente, com o desenvolvimento de uma nova interface baseada no Windows Presentation Foundation, entre outras coisas.

 

 

Dentro das novidades observamos que neste novo beta está a aparição de uma caixa destinada a mostrar nossos “contatos favoritos” (aqueles com quem conversamos mais frequentemente) para que possamos tê-los sempre visíveis na parte superior da lista de contatos, vendo mais informações sobre eles (os veremos como se tivesse ativada a opção “Mostrar detalhes dos contatos”). Além disso, poderemos observar as ações recentes destas pessoas (upload de fotos ao Space, arquivos compartilhados no SkyDrive, etc.) diretamente a partir do Messenger, no estilo lifestreaming.

Também devemos destacar a integração com o Windows Live Groups, a qual nos permitirá levar os atuais chats entre vários usuários a outro nível, dando-nos a possibilidade de compartilhar arquivos entre várias pessoas diretamente a partir da interface do Messenger, ou de comunicarmos com todos os membros do grupo mesmo quando alguns não estiverem conectados. Além de podermos realizar videoconferência coletivas entre todos os contatos que pertençam a nossos grupos. Cada grupo aparecerá em nossa lista de contatos como se fosse um usuário, e se mostrará online se pelo menos um dos integrantes estiver contectado.

Para evitar confusão com os “grupos de contatos tradicionais” foi decidido renomear estes últimos como Categorias, e assim deixar clara a diferença entre estas verdadeiras salas de chats permanentes das listas que nos servem para agrupar e classificar nossos contatos.

 

 

A interface também mudou um pouco, e pelo que parece não será implementada a nova GUI baseada no Windows Presentation Foundation que havíamos comentado. A mudança mais evidente é o desaparecimento do efeito cristal iluminado que havia no topo da versão anterior do Messenger, substituindo-se por um cabeçalho mais coerente com a futura interface web do Windows Live.

Também os cabeçalhos das pastas de conversação adquiriram este novo design, e além disso estão menores para deixar mais espaço para as conversações de grupo, que é certo vão começar a acontecer mais, graças as características de integração com o Windows Live Groups. Além de, por alguma estranha razão, as imagens dos contatos passaram para o lado direito.

 

 

Outra coisa muito interessante é a recém aparição da função de compartilhar fotos, a qual basicamente nos permite ver slideshows de fotos junto a nossos contatos, da mesma maneira como fazemos hoje quando trocamos os sons e outras coisas, só que compartilhar fotos dá a impressão de ser um pouco mais útil.

Não sabemos se esta funcionalidade vai se estender no futuro a outros tipos de arquivos multimídia, como música e vídeos, se vai estar integrada com as fotos do Spaces, ou se será liberada a API para permitir compartilhar fotos a partir de outros serviços como Flickr, Facebook e Picasa.

 

 

Essas são as novidades que temos por enquanto, as quais já nos mostram a natureza das características chaves que a Microsoft guardava tanto segredo: contatos favoritos com lifestreaming e a possibilidade de compartilhar fotos. Todavia estaremos na espera da interface alternativa baseada no WPF, que estaria cheio de transparências, animações e funcionalidade drag & drop das que tanto desfrutam alguns aplicativos.

E também pode ser que na versão final apareça alguma “característica surpresa”, por que tudo já aponta que esta será uma das atualizações do Windows Live Messenger mais carregada de novidades do que as que tem acontecido nos últimos tempos.

Via Genbeta

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s