Drobo, quatro discos rígidos em um

 

Para quem tem o computador completamente saturado e já não cabe nenhum arquivo mais, acaba de nascer Drobo. Não é um disco rígido externo a mais. Na realidade é uma caixa de Data Robotics que pode abrigar em seu interior até quatro discos rígidos internos removíveis. Desta forma, sua capacidade pode chegar a alcançar os 16 TB de espaço livre. Uma quantidade enorme até para os mais aficcionado em baixar arquivos em P2P. O invento também chama a atenção porque dispõe de leds luminosos que mostram a capacidade total da unidade.

Mediante um código de cores, Drobo é capaz de proporcionar diretamente ao usuário, a informação sobre os discos. As luzes azuladas indicam a capacidade global: quanto mais luzes estiverem iluminadas, mais cheios estarão os discos. Por outro lado, as luzes laterais indicam o estado de cada uma das unidades com o seguinte código: verde – em funcionamento correto; amarelo – queda de espaço; vemelho – espaço esgotado; vermelho piscando – erro.

A informação sobre o espaço utilizado e restante também é mostrado dentro do sistema operacional e se atualiza com um software especialmente criado para isto. O dispositivo é compartilhável com Windows, Mac e Linux. Para conectá-lo ao computador temos conexão FireWire 800 e USB 2.0. Pena que não tenha uma porta Ethernet para permitir compartilhamento diretamente na rede local. Com relação aos discos internos, podem ser utilizados discos SATA I e II de 3,5 polegadas.

Aos interessados, já podem adquiri-lo (discos rígidos a parte) na loja DroboStore ao preço de US$499, no caso deste modelo apresentado. Mas existe também um com preço mais baixo que só tem a porta USB 2.0.

Via Tuexperto

Anúncios

8 comentários

  1. É um excelente equipamento principalmente para quem precisa de muito espaço, que não é o meu caso.
    Vim conhecer seu blog por meio do dihitt, aproveitei e favoritei você no tecnorati e blogblogs.
    Abraço.

  2. Também é o meu caso, eu não preciso desse espação todo! 🙂 Obrigado por ter visitado o blog, espero que aconteça muitas vezes. Hoje eu li o seu artigo no DiHITT sobre a previdência, muito bom! Valeu o meu voto. Abraços.

  3. Muito legal, ando com problema de espaço em disco, depois que comprei um console Xbox e comecei a baixar jogos (6gb cada um) a situação começou a ficar feia. Estou pretendendo comprar um HD de 1tb o quanto antes, mas seu post mostra um equipamento muito interessante MESMO. Parabens, um forte abraço! 🙂

  4. Cara, fiquei sabendo deste equipamento semana passada e hje que deu tempo de eu pesquisar. Achei o seu blog e a página do produto. Vc’s esclareceram muito minhas dúvidas. Agora Precisa achar alguém que possa trazer ele né.

  5. tem que lembrar que você não usa a capacidade toda que você instalar. Pouco menos que a metade do espaço é utilizado pra redundância. Garente que você não perca os dados, mas faz com que você tenha que comprar dois HDs pra usar o espaço de um.

  6. Oi Ronaldo,

    Isso depende da configuração RAID que você colocar, a redundância só ocorre se você configurar como RAID 1. Caso você queira utilizar todos os discos como área contínua, se não me engano, você coloca como RAID 5.

    Abraços,
    Marcus Aragão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s