Polêmica sobre o comercial de TV da eMobile

Depois de ter visto no Jornal da Record, resolvi dar uma olhada na internet e encontrei várias referências ao comercial da eMobile veiculado esta semana na tv japonesa. 

Pelo visto isto gerou uma tremenda polêmica! O site japonês Black Tokio, de notícias, escreveu um artigo intitulado “Obama é um macaco no Japão?”, e descreveu sua indignação pela comparação do comercial com a campanha política de Obama, que é baseada na mudança (“Change”, em inglês).

Outros artigos descrevem o comercial como sendo claramente uma paródia, que teve grande cobertura positiva na mídia do Japão, mas que isto não reflete idéias racistas sobre pessoas negras. eMobile tem usado o macaco como seu mascote nos comerciais, o último veiculado mostrava um macaco ouvindo seu headphone enquanto usava um PC.

Para quem não sabe, eMobile é uma empresa de telefonia que oferece serviço móvel de banda larga em tecnologia HSPDA, que é muito forte sobretudo nos centros urbanos como Tokio, Osaka e Nagoya.

Anúncios

3 comentários

  1. Eu acho que foi muito mais uma crítica ao modo como nós, seres humanos, nos achamos superiores quando na verdade não passamos de animais. Isso pode até ser clichê, mas com a crise ambiental/energética que estamos passando esse pensamento não deixa de ser válido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s